Blog

04 out

Quartos infantis montessorianos: especial mês das crianças

by Babi Stainsack

No post de hoje aproveitamos o começo do mês das crianças para explorar um tema que tem despertado a curiosidade e o interesse: os quartos infantis montessorianos.

O nome Montessori tem origem em sua criadora, a médica e pedagoga Maria Tecla Artemesia Montessori, que viveu entre 1870 e 1952 e ficou conhecida por criar um método criativo que ainda hoje é utilizado em escolas públicas e privadas mundo afora.

A metodologia prioriza a autoeducação, a liberdade e o estímulo para o desenvolvimento físico e mental das crianças. Para ela, liberdade e disciplina se equilibram, não sendo possível conquistar uma sem a outra. “Ela acreditava que a educação é uma conquista da criança, pois percebeu que já nascemos com a capacidade de ensinar a nós mesmos, se nos forem dadas as condições”, diz Talita de Oliveira Almeida, presidente da Associação Brasileira de Educação Montessoriana.

Crianças aprendem brincando - Método de Montessori

 

A metodologia montessoriana pode ser aplicada a qualquer ambiente em que a criança esteja presente, desde o seu próprio quartinho, diversos lugares da casa, estendendo-se até a escola. Hoje apresentaremos aqui alguns detalhes sobre o quarto planejado dentro do método de Montessori.

Como este método tem foco na autoeducação, o ambiente deve então oferecer os elementos ao alcance da altura da criança, de maneira a estimular o desenvolvimento e a autonomia de forma segura e deixando-a à vontade para explorar todo o espaço.

Os principais itens para possibilitar a criação de um ambiente com estas características são:

  • Armário baixo;
  • Cama baixa (no chão);
  • Espelho;
  • Barra fixa na parede;
  • Tapete.

 

2a17774229d46fe38bbc1217771d82f5

Crianças aprendem brincando - Método de Montessori

 

Se você está começando a entender qual é o funcionamento do quarto montessoriano e tem curiosidade em saber mais, assista a esse vídeo muito bacana do Macetes de Mãe que explica os motivos da inserção de cada um desses itens:

 

 

Os armários e prateleiras ao alcance adequado das crianças permitem que elas acessem seus brinquedos, livros e roupas por conta própria, desenvolvendo a autonomia de escolha. Quando se fala do ambiente Montessoriano, é comum observar que não há muito espaço para estocar brinquedos e objetos em excesso, pois se o intuito é deixar os itens ao alcance dos pequenos e priorizar o desenvolvimento, não será possível armazenar coisas demasiadas no mesmo local. Além disso há uma importante observação dentro do método que indica que as crianças devem ter rodízio dos artigos à sua disposição, para que possam explorar ao máximo sua criatividade com um mesmo item e despertem curiosidade quando este for substituído por um novo.

Para entender os esquemas e rotinas de organização do ambiente, tão importantes para as crianças nessa fase da vida, não deixe de conferir as valiosas Dicas da Tere. Engana-se quem pensa que noções de ordem e limpeza devem estar presentes somente na vida adulta. Os hábitos (tanto os positivos quanto os negativos) são formados desde a primeira infância, então é importante estar atento a essa temática.

A cama baixinha, ou até mesmo no chão, possibilita que mesmo o bebê que ainda não aprendeu a caminhar deite-se sozinho e saia da caminha quando estiver engatinhando. O espelho serve para atrair a atenção do pequenino que assim começa a interagir e criar sua noção de realidade e percepção de si próprio, enquanto que a barra fixa na parede funciona como um grande suporte no momento de conquistar a habilidade de ficar de pé e dar os primeiros passinhos.

Para alcançar a dinâmica e a lógica de um método voltado para a educação criativa, autônoma e de desenvolvimento físico e intelectual, é bastante relevante que os pais ou responsáveis também procurem por brinquedos adequados a essa realidade. Confira na Mascarello as muitas opções que podem ser encontradas para preencher o quartinho dos pequenos com brinquedos educativos, livrinhos e tapetes emborrachados, sendo que este último estimula o tato e o movimento da criança junto ao solo.

Crianças aprendem brincando - Método de Montessori

 

Crianças aprendem brincando - Método de Montessori

 

Não se preocupe se você ainda prefere a opção do quarto tradicional – em que os móveis estão ao alcance do adulto, e não da criança – ao quarto montessoriano. Em um projeto de Design de Interiores nós respeitamos as preferências, o histórico e a individualidade de cada contexto familiar, portanto afirmamos que é possível encontrar um equilíbrio e inclusive podem ser adotados elementos do método sem mudar completamente a estética do local.

Continue nos acompanhando porque este será um tema de ampla abordagem aqui no Blog neste mês especial das crianças, estaremos esperando por você nas próximas postagens.

Um abraço, e até a próxima!

 

“Ao imaginar a doçura do mel, o coração já se sente acolhido.

Só de pensar na limonada, já dá água na boca.

A ciência vem dizendo que o mel e o limão têm poder de cura, nós acreditamos que a sua casa também.”

 

 

 

Para saber mais, veja as fontes que consultamos para produzir esse artigo:

http://babycenter.com

http://clickinteriores.com.br

http://novaescola.org.br/conteudo/459/medica-valorizou-aluno

https://pt.wikipedia.org/wiki/Maria_Montessori

http://revistacasaejardim.globo.com/Casa-e-Jardim/Decoracao/Ambientes/Quarto/Quarto-de-crianca/noticia/2016/01/quarto-montessoriano-entenda-o-metodo-e-aprenda-decorar-o-ambiente.html

https://maternarebrincar.wordpress.com/2015/06/05/a-casinha-de-alice-um-quarto-montessoriano/

http://www.macetesdemae.com/2015/08/30-ideias-para-um-quarto-montessoriano.html

http://dicaspaisefilhos.com.br/bebes-e-criancas/como-fazer-um-quarto-montessoriano/

http://www.apartmenttherapy.com/a-gallery-of-childrens-floor-beds-195779

Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Comentários

Os comentários estão fechados

Mel e Limonada

Entre em Contato

41 99275-9898

melelimonada

Curitiba / PR

digaoi@melelimonada.com.br