Blog

22 jun

O que é Design de Interiores?

by Babi Stainsack

O post de hoje é inspirado por uma pergunta simples, porém que recebemos frequentemente de clientes e demais pessoas interessadas em nosso trabalho. Ao respondê-la aqui no Blog, aproveitaremos para esclarecermos o assunto e explicarmos um pouquinho sobre o que fazemos.

Design de que?

O Design de Interiores é uma técnica desenvolvida para possibilitar a composição, a organização e a decoração de ambientes internos (residências completas, cômodos, salas comerciais e escritórios, espaços em locais públicos, etc).

O profissional de Design de Interiores é chamado Designer de Interiores e harmoniza, em um determinado espaço, móveis, objetos e acessórios, como por exemplo, sofá, quadros, cortinas e tapetes, procurando conciliar conforto, praticidade e beleza. Planeja cores, materiais, acabamentos e iluminação, utilizando tudo de acordo com o ambiente e adequando o projeto às necessidades, ao gosto e à disponibilidade financeira do cliente.

Um pouco de história

O termo “Design de Interiores” foi oficializado no Brasil na década de 1990 e por isso ainda é considerado relativamente novo. Até então, nesta área de trabalho transitavam profissionais de Decoração, Arquitetura de Interiores e Design. Atualmente existem cursos específicos no tema e por isso o profissional recebe o título de Designer de Interiores.

Qual a diferença entre Decorador e Designer de Interiores?

Consultando o posicionamento de alguns CAUs (Conselhos de Arquitetura e Urbanismo) do país, temos as seguintes definições para essa diferenciação: o Decorador é aquele profissional formado (ou não) em um curso de curta duração ou é um autodidata. Sua função restringe-se à escolha de acessórios, móveis ou cores sem que altere fisicamente a obra. Não pode interferir no ambiente nem mesmo no detalhamento de mobiliários, sendo que esta atribuição é do Designer de Interiores.

O Designer de Interiores soma o trabalho do Decorador à função de elaborar o espaço coerentemente, seguindo normas técnicas de ergonomia, acústica, térmica e luminotécnica. É um profissional que buscou uma formação que o tornou capaz de captar as reais necessidades dos clientes e concretizá-las através de projetos específicos.

O papel de um Designer de Interiores é polivalente, pois este pode não somente formular toda a concepção do projeto, traduzindo-a em técnicas legíveis para o cliente, como pode administrar a execução da obra para transformar o projeto em realidade. Dessa maneira, estabelece cronogramas, fixa prazos, define orçamentos e coordena o trabalho de mestres de obra, marceneiros, pintores, eletricistas, entre outros.

Benefícios de um projeto de Design de Interiores

Quando uma reforma ou a ocupação de um determinado local é realizada de maneira não planejada ou por pessoas sem o devido conhecimento sobre o melhor modo de conduzir as tarefas envolvidas, muitos problemas e situações que poderiam ser evitadas ou previamente planejadas acontecem e acabam por atrapalhar o objetivo final da empreitada.

Conceber um projeto antes de implementar qualquer mudança no ambiente traz resultados estéticos e funcionais maravilhosos, os quais não poderiam ser atingidos sem esse planejamento adequado.

Como resultado do trabalho de um Designer de Interiores será obtida a reconstrução do espaço através de uma releitura do layout, trazendo conforto na circulação, uso otimizado das áreas, aproveitamento de espaços, além de efeitos cênicos, aplicações de tendências e novidades técnicas e do desenvolvimento ou inserção de peças exclusivas completamente compatíveis com a personalidade dos habitantes.

Como posso fazer meu projeto?

Aqui na ‘Mel e Limonada’ nós atendemos aos clientes de duas maneiras para a realização de projetos: Presencialmente ou Online (à distância). Quando o projeto acontece à distância, a etapa de execução das obras obrigatoriamente deverá ser conduzida pelo cliente ou profissional contratado para este fim. No atendimento Presencial, o cliente pode optar pelo Projeto de Design de Interiores contemplando o serviço de gestão de obras ou não.

Atualmente há muitos benefícios envolvidos e os valores a serem investidos podem e devem sempre estar adequados à necessidade, aos desejos e possibilidades de cada um.

Consulte nosso site e entre em contato conosco para saber mais!

Fontes consultadas:

  • http://www.abra.com.br/artigos/55-design-de-interiores-ndash-duvidas-frequentes
  • http://terradesigndeinteriores.com.br/projetos-de-decoracao/
  • http://www.forumdaconstrucao.com.br/conteudo.php?a=6&Cod=112
  • https://ideainstituto.com/categoria-curso/arquitetura-design/
  • http://novo.caupi.org.br/?p=3217
Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn

Comentários

Os comentários estão fechados

Mel e Limonada

Entre em Contato

41 99275-9898

melelimonada

Curitiba / PR

digaoi@melelimonada.com.br